Infraero contrata empresa para executar ampliação da pista do aeroporto de Foz. Prazo das obras é de 515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer neste mês.
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (3) traz a publicação do “extrato de contrato” para a elaboração do projeto executivo e das obras e serviços referentes à ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O prazo das obras é de 515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer neste mês.
O valor do contrato é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrará com 80% dos recursos (R$ 43,1 milhões), conforme o protocolo de intenções assinado entre a binacional e a Infraero. Itaipu também investiu R$ 15,5 milhões na duplicação da ligação entre o aeroporto e a BR-469 e na ampliação do pátio de manobras de aeronaves.
A empresa responsável pela execução das obras é a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda., de Guarapuava (com unidades também em Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Lúcia, Urupema/SC, Inácio Martins e Ciudad del Este – Paraguai).
Com a modernização, Foz passará a receber aeronaves de grande porte. Essa é considerada a obra mais importante para transformar o local num hub, nos moldes de outros destinos turísticos bastante disputados, como Miami, nos Estados Unidos, e países da Europa.
Sustentabilidade
De acordo com o protocolo de intenções assinado pela Infraero e Itaipu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o primeiro sustentável do País. Para atender a requisitos de sustentabilidade, haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de resíduos sólidos e a água da chuva será captada. Entre outras ações, o terminal contará também com um eletroposto.
Quando o protocolo foi assinado, em junho do ano passado, a então presidente da Infraero, Martha Seillier, destacou que o aeroporto de Foz do Iguaçu “será piloto para outros aeroportos do Brasil”. A Infraero administra, atualmente, 53 aeroportos.
Na mesma solenidade, o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério de Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, disse que “a parceria entre Itaipu e Infraero vai render, com certeza, benefícios muito grandes para toda a cidade de Foz do Iguaçu”.
O diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, lembrou que a experiência da empresa em ações de sustentabilidade será utilizada “para contribuir no projeto sustentável do aeroporto”.
Duplicação
A duplicação dos 800 metros da via que liga o aeroporto à BR-469 deverá ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos. Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
As obras de ampliação do aeroporto incluem melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers). Tudo isso vai aumentar a capacidade do aeroporto de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.
Mas é a nova pista de pouso e decolagem, que deverá estar pronta em meados de 2021, que dará ao aeroporto um novo status, já que permitirá receber aviões de grande porte, com ligações diretas entre Foz e a Europa e Estados Unidos.
Foz numa nova era
Também em 2022 deverá estar pronta a Ponte da Integração, obra financiada totalmente pela Itaipu, ligando Foz a Presidente Franco. A cidade viverá uma nova era.
Os caminhões pesados, que hoje trafegam pelo corredor turístico e vias centrais, passarão a utilizar a Perimetral Leste, ligação entre a nova ponte e a BR-277. Será necessário construir um novo Porto Seco, mas o tema já está bastante adiantado.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a ampliação de pista de pouso e decolagem do aeroporto de Foz, que tem vocação natural para o turismo, vai permitir que a cidade atraia voos internacionais e muito mais visitantes. “Foz merece estar no topo e estamos trabalhando para que isso aconteça”.