PUBLICIDADE

Paraná Registra 53.694 Novos Empregos Formais para Jovens de Janeiro a Maio e Mantém Terceira Posição no País

O Paraná registrou, de janeiro a maio deste ano, um saldo positivo de 53.694 novos empregos com carteira assinada para trabalhadores de 18 a 29 anos, mantendo a terceira posição no ranking nacional de empregabilidade nessa faixa etária. Os estados de São Paulo e Minas Gerais encerraram o período com 204.429 e 76.123 novos contratos formais de trabalho para a juventude, respectivamente. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A participação dos jovens no mercado de trabalho representou quase 56% dos 96.019 empregos abertos nos primeiros cinco meses em todas as faixas etárias no Paraná. Comparado ao mesmo período em 2023, quando 39.839 trabalhadores de 18 a 29 anos foram registrados em empregos formais, houve um avanço de 34,5%.

“A presença de jovens no mercado de trabalho tem sido essencial para destacar o Estado no cenário nacional, mantendo a terceira colocação no ranking de empregabilidade”, afirmou o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Ele também destacou que, considerando todas as faixas etárias, o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais no Brasil nos primeiros cinco meses de 2024, ficando atrás apenas de São Paulo (328.685) e Minas Gerais (133.412).

Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 20,8 mil vagas

Qualificação

Os projetos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, de forma gratuita, em todas as regiões, têm contribuído para o desempenho na oferta de emprego aos jovens, segundo o secretário.

“O Governo do Paraná oferece cursos para formação de mão de obra qualificada em todas as regiões, atendendo à demanda por profissionais em todos os setores da economia. Até o final do ano, teremos cerca de 26 mil pessoas qualificadas para vagas de emprego que exigem nível técnico”, disse Moraes. “Essa formação tem alcançado principalmente a juventude, que busca um caminho profissional sólido, aproveitando a oportunidade totalmente gratuita de capacitação técnica”.

Obra da Ponte de Guaratuba já emprega 296 pessoas e previsão é chegar a 600 postos

Setores

A participação dos jovens no mercado de trabalho nos primeiros cinco meses deste ano foi maior no setor de Serviços, com 29.005 postos ocupados. Em seguida, aparecem Indústria (14.910) e Construção Civil (4.628) como os maiores empregadores da força de trabalho jovem desde o início do ano.

No Comércio, a faixa etária de 18 a 29 anos ocupou 4.064 vagas formais de janeiro a maio, um avanço de 100% em comparação ao mesmo período de 2023 (2.029). Em último lugar, a Agropecuária foi responsável pela abertura de 997 oportunidades de emprego em cinco meses, uma pequena queda em relação ao ano anterior, quando 1.957 postos de trabalho foram ocupados por jovens no setor.

Maio

Especificamente no mês de maio, os dados do Caged mostram a geração de 6.218 empregos entre jovens. Em abril, o saldo foi de 10.835 postos formais de trabalho.

Confira o desempenho de maio por estados. Aqui estão os empregos gerados de janeiro a maio por setores.

Facebook
Twitter
Fale com o Editor
Olá
Podemos ajudá-lo?