Search

PUBLICIDADE

Plano trinacional dá passo decisivo na Itaipu em reunião com diretores do Brasil e Paraguai

Enio Verri e Justo Zacarías Irún receberam lideranças empresariais e civis para discutir proposta de desenvolvimento integrado da região.

A construção do Plano de Desenvolvimento Econômico da Região Trinacional avançou com uma reunião realizada nesta quinta-feira (4), em Foz do Iguaçu, entre os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai), e lideranças de entidades representativas da fronteira.

Participaram do encontro dirigentes da ACIFI, Codetri, Codefoz, Codeleste e Codespi, fortalecendo o diálogo entre sociedade civil e a binacional.


Representação trinacional

Entre os presentes estavam Danilo Vendruscolo, presidente da ACIFI; Rodiney Alamini e Dimas Bragagnolo, presidente do Conselho Superior e diretor-executivo da entidade; Roni Temp, presidente do Codetri; Marcelo Brito, presidente do Codefoz (Foz do Iguaçu); Natalia Duarte, presidente do Codeleste (Ciudad del Este); Lila Voeffrey, representante do Codespi (Puerto Iguazú); e Linda Taiyen, ex-presidente do Codeleste.


Um plano integrado

O Plano de Desenvolvimento Trinacional é um instrumento inédito que busca promover o crescimento planejado e equilibrado entre Argentina, Brasil e Paraguai. A proposta pretende potencializar vocações locais e nortear ações socioeconômicas em municípios vizinhos, dentro de um raio de 50 quilômetros, que juntos somam mais de um milhão de habitantes.

“Estamos muito confiantes com os diálogos que tivemos com os dirigentes da Itaipu, que compreenderam a importância de pensar a região trinacional como realmente é: única e integrada”, destacou Danilo Vendruscolo, presidente da ACIFI. “O que impacta uma cidade alcança todas. Não dá para pensar desenvolvimento sem articulação conjunta.”

O presidente do Codetri, Roni Temp, também ressaltou a relevância da parceria:

“Precisamos do apoio da Itaipu para este projeto, que será um marco para a integração e o desenvolvimento, consolidando uma experiência reconhecida de governança e cooperação trinacional entre poder público, empresários e sociedade civil.”


Origem da proposta

O plano é um desdobramento do projeto Foz em Números, desenvolvido pela ACIFI, que mapeou indicadores e dados do potencial das cidades da tríplice fronteira. A partir desse levantamento, surgiu a ideia de criar um instrumento unificado de desenvolvimento regional, capaz de orientar políticas públicas e investimentos estratégicos.