Reestruturação permitirá dobrar número de cirurgias e melhorar atendimento à população; reestruturação no Poliambulatório será concluída em até 90 dias
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma reestruturação dos equipamentos de saúde na região Sul da cidade, abrangendo o bairro Porto Meira e arredores. As mudanças têm como objetivo melhorar o atendimento à população, aumentar a capacidade de atendimento e otimizar os serviços oferecidos.
Principais Novidades
Entre as principais ações, está a transferência dos atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Monti para a UBS Ouro Verde, que passará a operar com quatro equipes de Saúde da Família e atendimento em período integral.
Além disso, a Secretaria abriu uma consulta popular para a escolha do novo nome da UBS, que reunirá os atendimentos das duas unidades. A votação segue até quarta-feira (12) e ocorre presencialmente nas recepções da UBS Ouro Verde e da UBS Padre Monti, dentro dos horários de funcionamento.
As opções para o novo nome da unidade são:
- UBS CAIC – Porto Meira
- UBS CAIC – Ouro Verde
- UBS Morenitas
Para participar da votação, os usuários do Sistema Único de Saúde do município devem apresentar documento de identificação.
Reestruturação e Reforma do Poliambulatório
A reestruturação ocorre simultaneamente à reforma do Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, que abriga o Centro Integrado de Saúde (CIS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Ítalo e a UBS Padre Monti. Com a transferência dos atendimentos básicos da UBS Padre Monti para a UBS Ouro Verde, o espaço será reformulado para ampliar o CIS, permitindo a implantação de serviços de imagem como raio-X e tomografia, sem interromper o funcionamento 24h da UPA Padre Ítalo.
A reforma do Poliambulatório permitirá dobrar o número de procedimentos cirúrgicos realizados pelo CIS, passando de 500 para 1.000 cirurgias mensais.
Melhoria no Atendimento à Comunidade
A mudança física da UBS Padre Monti para a UBS Ouro Verde ocorrerá nesta sexta-feira (14) à tarde. Durante a manhã, os atendimentos ainda serão realizados na UBS Padre Monti, mas à tarde a unidade estará fechada para a transferência dos equipamentos e estrutura. A partir de segunda-feira (17), os atendimentos serão retomados normalmente na nova unidade unificada.
O secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, ressaltou que as mudanças visam aprimorar a assistência à população da região Sul da cidade. “Essa reestruturação permitirá ampliar o acesso aos serviços de saúde, reduzir o tempo de espera por atendimentos e otimizar o uso dos equipamentos disponíveis. Além disso, a ampliação do CIS reforça o compromisso da gestão municipal em melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Vale frisar que a UPA 24h não será fechada em nenhum momento”, garantiu o secretário.