Na última sexta-feira (09), a Itaipu Binacional, em parceria com o Instituto IECAP, apresenta ao público a cartilha “Uma abordagem prática sobre a prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes”.
Conteúdo Acessível e Educativo
Desenvolvida por Maria Leolina Couto, consultora e especialista em Direitos da Criança e do Adolescente, a cartilha aborda o tema de forma clara e educativa.
Assim, busca sensibilizar a população sobre a importância da proteção infantojuvenil, além de oferecer estratégias para identificar sinais de abuso e aplicar medidas preventivas eficazes.
De acordo com Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, a defesa da infância é um valor essencial para a instituição.
“Garantir a segurança das crianças é investir no amanhã. É contribuir com a construção de um país mais justo e humano”, declarou.
Dados Alarmantes Reforçam a Urgência
Conforme o levantamento mais recente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o serviço Disque 100 — que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos — apontou um aumento de 22,6% nas denúncias em 2024.
Sendo assim, das mais de 657 mil notificações, cerca de 289 mil envolvem crianças e adolescentes, grupo que permanece como o mais exposto a situações de violência.
Conscientização como Caminho
Para Renata Oliveira presidente do IECAP e empresária social, a mobilização da sociedade é fundamental para transformar esse cenário.
“Acreditamos que o principal meio de reduzir essas estatísticas preocupantes é por meio da conscientização e da colaboração coletiva”.
Portanto, quando unimos esforços, criamos ambientes nos quais todas as crianças possam crescer com dignidade e segurança”, afirmou.
Projeto Casulo: Ações no Vale do Ribeira
A nova publicação faz parte das iniciativas do Projeto Casulo, executado pelo IECAP em conjunto com a Itaipu Binacional.
Desenvolvido em diversas cidades do Vale do Ribeira (PR), o projeto visa fortalecer laços familiares e garantir um ambiente propício ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Entre suas ações estão:
* Formação de profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos;
* Realização de oficinas, seminários e trilhas educativas em escolas públicas;
* Promoção do vínculo familiar por meio de atividades integrativas.
O conteúdo está disponível para todos os interessados, de forma gratuita.
Para acessar, basta visitar o portal.
A expectativa é que a cartilha se torne uma ferramenta essencial na luta contra a violência infantil e adolescente.
Em suma, promovendo uma sociedade mais empática e segura.