Search

PUBLICIDADE

Projetos da Itaipu beneficiam mais de 310 mil pessoas

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads

Mais de 310 mil cidadãos de 249 cidades do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul serão impactados diretamente por ações de organizações sociais aprovadas no Edital de Chamamento nº 01/24 da Itaipu Binacional. A iniciativa integra o programa Itaipu Mais que Energia, em consonância com as diretrizes de inclusão do governo federal.

O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (30) pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, durante o 2º Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar),  em Curitiba (PR). Entre as 1.666 propostas recebidas, 689 foram aprovadas, contemplando 55% dos recursos disponíveis. Uma nova chamada está prevista para o segundo semestre.

Critérios e públicos priorizados

Os projetos foram avaliados conforme os quatro eixos definidos no edital: proteção da biodiversidade, fortalecimento comunitário, produção sustentável e promoção da saúde e bem-estar. Também houve prioridade para iniciativas voltadas a povos indígenas, comunidades tradicionais, mulheres, crianças e adolescentes, idosos, pessoas negras, com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e agricultores familiares.

“O programa Itaipu Mais que Energia representa o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, além da geração de energia de qualidade para o Brasil e o Paraguai”, destacou Verri. Segundo ele, o objetivo é estruturar melhor as organizações beneficiadas. Serão apoiadas obras de reforma, aquisição de sistemas solares, veículos elétricos, embarcações, mobiliário e sinalizações.

Parceria com a Caixa e continuidade do programa

Esse é o segundo edital realizado em conjunto com a Caixa Econômica Federal, que administra os repasses financeiros. A seleção atual teve início em novembro de 2024 e se encerrou em janeiro deste ano. O primeiro edital, voltado aos municípios, foi lançado em 2023, após a ampliação da área de atuação prioritária da usina, que hoje abrange 434 municípios.

Sendo assim, a concessão de apoio financeiro via editais representa uma novidade para a Itaipu, promovendo mais transparência e acesso igualitário aos investimentos sociais e ambientais da companhia. “Estamos fortalecendo instituições que atuam diretamente na preservação ambiental e no cuidado com populações vulneráveis”, reforçou o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Entre as organizações contempladas está a Associação de Apoio à Criança com Câncer (APACN), de Curitiba. De acordo com sua presidente, Sirley De Nez, o recurso é vital: “Dependemos de doações. A verba permitirá continuar o acolhimento de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.”

O projeto aprovado contempla a reforma dos quartos de isolamento para pacientes transplantados. Em 2024, a APACN acolheu 78 pacientes e atendeu mais de mil pessoas.

 

Próximos passos e novo edital

Logo após, no evento em Curitiba, Verri convocou os prefeitos a ampliarem a divulgação do programa em seus municípios. Anunciou também a segunda chamada de projetos, prevista para julho, com um aporte adicional de R$ 180 milhões.  Em seguida, ele destacou ainda a formação de mais de 18 mil servidores pelo programa de capacitação AMP-Itaipu 4.0, voltado a áreas como educação e licitações.

Os editais 01/2023 e 01/2024 são apenas parte das ações do “Itaipu Mais que Energia”. O programa engloba diversas iniciativas voltadas à preservação ambiental, inclusão social, educação e geração de renda, dentro e fora da área prioritária da empresa. Com essa abordagem, a Itaipu contribui ativamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus 434 municípios de atuação, que somam cerca de 11 milhões de habitantes em uma área de 200 mil km².

 

Fonte: Imprensa IB.

Saiba mais! 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Fale com o Editor
Olá
Podemos ajudá-lo?